Dicas de Beleza

Depilação com o LASER

A Depilação com o LASER é definitiva para a maioria dos pêlos tratados, mas o termo Depilação Definitiva não é apropriado, porque pressupõe que uma vez tratado nunca mais existirá qualquer pêlo. Isto é um Mito, erroneamente criado, porque nenhum equipamento de LASER ou Luz Pulsada hoje disponível no mundo, é capaz de realizar uma depilação definitiva, de todos os pêlos, mas muitos equipamentos conseguem uma depilação definitiva da maioria dos pêlos e com a manutenção, se pode chegar muito próximo do ideal da Depilação Definitiva. A cada sessão aproximadamente 30% dos pêlos renascem, exigindo-se pelo menos 3 sessões contínuas para ter um resultado aproximado de 100%.

Podemos esperar com os tratamentos de Depilação com o LASER além de uma diminuição definitiva dos pêlos, mudanças favoráveis de suas características, com a pilosidade se tornando mais finas e mais clara e com menor índice de complicações como infecções e irritação da pele.

Com o tratamento de manutenção, uma situação muito próxima da Depilação Definitiva pode ser obtida. Mas a idéia de que com uma única aplicação de laser um homem com barba cerrada nunca mais vai precisar fazer a barba, ou que uma mulher com grande quantidade de pêlos nas pernas nunca mais precisará eliminar os pêlos é absolutamente fantasiosa. Entretanto os efeitos do tratamento são muito eficientes, a curto, médio e longo prazo, e a associação de séries de sessões com tratamentos de manutenção atinge resultados que não pode ser obtido por nenhum dos métodos antigos de depilação e são responsáveis pela verdadeira explosão da técnica em todo o mundo. Abaixo está a comparação entre 5 métodos de depilação tradicionais e o tratamento a laser:

 
COMO FUNCIONA
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Lâmina
Esfoliar a pele três dias antes com uso de sabonete adequado. No dia, um banho morno ajuda a amolecer os pêlos. Deve-se aplicar espuma depilatória na região para facilitar o corte da lâmina. Deslizar a lâmina com a pele esticada. Após a depilação, enxaguar com água fria para contrair os vasos e evitar inflamação. O hidratante nas pernas ou desodorante nas axilas só pode ser passado uma hora depois. Na virilha o talco é melhor.

Método barato, fácil e rápido. Dispensa o serviço de um profissional, podendo ser feito em casa. Não encrava os pêlos.
O efeito dura pouco, no máximo dois dias. Requer hidratação constante. Falta de cuidados no manuseio da lâmina pode ocasionar cortes na pele. Algumas pessoas têm alergia ao metal do aparelho ou à espuma depilatória.
COMO FUNCIONA
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Creme Depilatório
É necessário fazer um teste de sensibilidade. Assim como a lâmina, retrai apenas a haste do pêlo, degradando sua textura quimicamente (dissolve o fio). Componentes ativos atingem a queratina (proteína natural), sem alcançar a raiz da fibra.
Rápido, fácil e higiênico. Não favorece o encravamento dos pêlos.
É comum ocasionar reações alérgicas de leves a severas. Os pêlos voltam a crescer em dois dias. O produto tem cheiro forte. Deve ser evitado nas peles muito queimadas de sol ou muito sensíveis.
COMO FUNCIONA
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Cera Fria
Comercializada em pote, bisnaga e folhas prontas. A cera é colocada na pele e retirada com papel celofane no sentido contrário ao crescimento dos pêlos, arrancando-os pela raiz. No caso de folhas prontas, basta aquecê-las entre as mãos, grudá-las na superficie e depois puxá-las de baixo para cima. No final, retire os resíduos com removedor específico.
Dificilmente causa alergia e é fácil de aplicar sozinha. Por ser descartável, é baixo o risco de contaminação. Tem efeito temporário e precisa de manutenção a cada 20 dias ou mais. Os pêlos crescem mais finos.
Pode ocasionar o encravamento dos fios, que crescem por dentro da pele. Se a cera for reaproveitada provoca contaminação. Só pode ser usada em pêlos que estejam compridos.
COMO FUNCIONA
VANTAGENS
DESVANTAGENS

Cera Quente
A pele deve estar limpa e seca para receber uma fina camada morna no sentido do crescimento dos pêlos. Assim que estiver seca, basta ser puxada de uma vez de baixo para cima. Os pêlos ficam retidos na cera, que pode ser reutilizada pela mesma pessoa até perder a aderência. No rosto, é preciso esperar 25 dias entre uma depilação e outra para evitar manchas e vasinhos.
Quase nunca provoca reações alérgicas. A cera utilizada deve ser descartável nos salões de beleza, evitando o risco de contaminação. Requer manutenção a cada 20 dias. Os fios nascem macios e, em alguns casos, mais finos.
Favorece a dilatação de vasos sanguíneos, provocando pequenas varizes em quem tem tendência. É preciso esperar os pêlos crescerem pelo menos meio centímetro para que possam ser puxados.
COMO FUNCIONA
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Eletrólise
Uma agulha fina ligada a um aparelho elétrico é introduzida ao lado de cada pêlo até atingir a raiz. Com uma leve descarga elétrica, há aquecimento da raiz do pelo. O processo, chamado eletrocoagulação, destrói o folículo piloso, comprometendo o crescimento do pêlo.
Pode ser feito em qualquer tipo de pêlo ou cor de pele. Depois de várias sessões o folículo é destruído, o que impede seu crescimento e torna o método definitivo.
Nem sempre se atinge a raiz do pêlo e pode deixar manchas ou cicatrizes. É um tratamento trabalhoso, lento e exige muita habilidade do profissional. Podem ser necessárias várias sessões, de 15 a 30 minutos, até que todos os folículos sejam completamente destruídos.
COMO FUNCIONA
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Laser
O determinado comprimento de onda do laser atravessa a pele e atinge a raiz do fio, provocando um superaquecimento que a danifica parcial ou totalmente. Os pêlos devem ser raspados antes para que somente a raiz (e não a pele) seja queimada. Depois da primeira sessão já é possível notar uma boa reduzida na quantidade de pêlos. O intervalo entre as sessões é de um mês.
Após o fim do tratamento, que dura de três a seis meses, em média, os pêlos param definitivamente de crescer. É bastante seguro, se feito por um dermatologista habilitado.
Existe o risco de queimaduras, se realizado por profissional inexperiente, e aparecimento de manchas temporárias na pele. É um procedimento demorado e delicado, uma axila leva 15 minutos para ser depilada. É preciso paciência para contemplar o resultado. É o tratamento de maior custo e de acordo com a cor da pele devem ser utilizados equipamentos adequados.

 


Ultima atualização: 21/12/2005


As mãos exigem cuidados especiais

Na busca pelo corpo perfeito e pelo rejuvenescimento, muitas pessoas cuidam somente da aparência do rosto e do corpo, esquecendo de regiões que acabam realmente revelando a idade, como as mãos. Como a face, as mãos passam praticamente toda a vida expostas às intempéries da natureza como os raios solares, vento, poluição e em contato com agentes agressivos como a maioria dos produtos de limpeza ou até cosméticos inadequados e de má qualidade. Estes fatores, aliados às características genéticas, acabam determinando, principalmente em pessoas de pele clara e sensível, uma série de modificações estruturais na pele das mãos. Os sinais de envelhecimento surgem a partir dos 50 anos, algumas vezes mais cedo, e costumam ser mais evidente nas mulheres. As veias acabam ficando mais visíveis, por transparência, levando a um aspecto rude e pouco agradável.

As principais alterações que as mãos podem apresentar são:

  • Alterações na coloração com aparecimento de manchas escuras ou pálidas (manchas senis);
  • Atrofia da pele, pois com a idade existe a perda da elasticidade e diminuição da estreita camada de tecido gorduroso que existe logo abaixo da pele. Além disso o dorso da mão tem a pele fina e delicada, com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que a torna mais sensível à desidratação e envelhecimento precoce, causando enrugamento, afinamento e ressecamento.
  • Infecções oportunistas fúngicas (micoses), virais (verrugas) e bacterianas (paroníquias) devido ao contato constante com a água e retirada da cutícula (eponíquio) protetora das unhas.
  • Dermatites de contato causadas pelos produtos químicos e cosméticos de uso diário (esmalte de unhas, cremes inadequados ou de má qualidade, etc).
  • Lesões do DNA das células da pele, causadas pela ação da luz solar, como as queratoses actínicas (crostas que descamam continuamente) e câncer de pele (feridas que não cicatrizam).


O uso de hidratante pode auxiliar no combate ao ressecamento da pele, mas infelizmente isso não impede que agentes como o envelhecimento cronológico, ação do sol e outros componentes químicos que estão em constante contato não provoquem o aparecimento de manchas e o aspecto ressecado. Estas manchas (popularmente chamadas de manchas senis) são causadas pela ação cumulativa da luz solar sobre a pele. Quanto mais tempo sua mão passou exposta ao sol, desde sua infância até hoje, maior a chance de aparecerem essas manchas, e mesmo o câncer de pele. O aparecimento também depende do seu tipo de pele, e é mais freqüente nas pessoas com pele clara. Existem diversos tratamentos dermatológicos para as mãos, que são realizados com o intuito de minimizar manchas, rugas e flacidez:

  • Abrasão química (peeling): é realizada uma esfoliação para renovar a pele, amenizando as manchas e melhorando a textura.
  • Laser: neste tratamento é indicado o laser tipo não ablativo, de luz pulsada - Quantum e Photosilk (com ou sem o ácido aminolevulínico), que elimina as manchas e propicia uma reorganização das fibras colágenas e elásticas.
  • Despigmentação: onde se utiliza creme a base de tretinoína, responsável pela descamação da pele, hidroquinona e ácido kójico, que são substâncias que agem na despigmentação das manchas.
  • Nitrogênio líquido: o uso de spray de nitrogênio líquido aplicado sobre as manchas destrói os pigmentos.
  • Filtros solares: usar sempre um bom protetor solar, mesmo quando for sair ao sol por um período de curto de tempo, pois além de ser importante no tratamento, vai ajudar na prevenção de novas manchas.
  • Bioplastia das Mãos (hand lifting) é a utilização dos recursos das cirurgias plástica e dermatológica no rejuvenescimento das mãos. No tratamento das mãos, podemos utilizar técnicas invasivas, como o Sculptra, substância preenchedora à base de ácido polilático sintético, que estimula a produção de colágeno na área onde é injetada, proporcionando um resultado mais natural, e os implantes de gordura. A cirurgia plástica atualmente aproveita a gordura retirada na lipoaspiração e realiza o enxerto de gordura em pequenas partes do corpo, como nas mãos. É possível fazer enxertos em regiões pequenas porque a gordura é do próprio paciente e assim não há risco de rejeição. Até 60% da gordura injetada - em dois ou três pontos -- pode ser reabsorvida pelo organismo em cerca de três meses, mas o restante se fixa no local definitivamente. Ao contrário de outras partes do corpo as mãos não podem contar com uma cirurgia plástica radical para reparar a ação do tempo, logo, os cuidados diários são necessários.
  • Hidratantes e cremes rejuvenescedores: vale lembrar da importância de continuar utilizando cremes hidratantes freqüentemente para manter a umidade normal da pele, filtro solar e o uso habitual de luvas (de látex ou vinil) para realizar tarefas domésticas. Para trabalhar no jardim, as de algodão são as melhores. O tratamento da alergia (dermatite crônica) depende de sua causa. Na maioria dos casos, o melhor tratamento consiste na eliminação da substância química que está irritando a pele. Aplicar filtro solar com fator 15 no mínimo e resistente à água e caprichar na hidratação pelo menos duas vezes por dia. Prefira os hidratantes que contenham ingredientes como uréia, alfa-hidroxiácidos como o ácido glicólico, beta-hidroxiácidos como o ácido láctico, antioxidantes (vitamina C, E, polifenóis da uva e chá-verde). Cremes rejuvenescedores a base de argireline, DMAE e neurocosméticos apresentam bons resultados na melhora da aparência das mãos. Esteticistas podem colaborar com tratamentos específicos para as mãos.

Dica importante: Lavar as mãos é um ato simples, mas fundamental na prevenção e combate à transmissão de doenças. Molhe as mãos antes de usar o sabonete ou sabonete cremoso; esfregá-las bem, dando especial atenção às palmas e vãos entre os dedos, é preciso tomar cuidado também com a área embaixo das unhas; se a pessoa tem as unhas longas, deve-se colocar sabão e esfregar embaixo delas com uma pequena escova; enxaguar e secar completamente utilizando toalha particular ou de papel, que são as mais higiênicas nos lugares públicos.

Ultima atualização: 25/10/2005


Cuidados com a pele no inverno


No inverno a temperatura do ambiente diminui e o ar fica mais seco. A pele, exposta às baixas temperaturas e ao ar seco, sofre vasoconstrição dos vasos sanguíneos e diminuição da circulação sanguínea. Ela se torna mais ressecada devido à perda de água (desidratação), podendo apresentar descamação e fissuras. É comum no inverno termos ressecamento dos lábios, face, braços e pernas.

Somando-se ao problema do ar mais frio e seco, no inverno é muito gostoso tomarmos aquele demorado banho quente, esfregarmos o sabonete com vontade no corpo e usarmos bastante agasalho. Alguns problemas de pele podem ocorrer por causa deste saudável hábito brasileiro, de tomar banho quente todos os dias.

É importante tomarmos banho todos os dias, para a perfeita higienização da pele, mas não devemos tomar banhos muito quentes, pois eles retiram a oleosidade natural da pele. Não devemos nos ensaboar demais e não usar a famosa bucha, pois isso retira a hidratação natural da pele. Devemos escolher sabonetes suaves, "hidratantes". Logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Se tiver dúvida em escolher um hidratante ideal para o seu tipo de pele, procure um dermatologista.

Se você gosta de tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles. No outro, só ensaboe as áreas de dobras de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas). Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras, para manter a pele nutrida e hidratada.

Bebês muito aquecidos por excesso de roupas podem desenvolver bolinhas avermelhadas principalmente no tronco e na região do pescoço. É a miliária ou brotoeja.

A prática da proteção solar através do uso de filtros solares e proteção física, como bonés e barracas de praia, mesmo no inverno, principalmente nas montanhas, nos primeiros 18 anos de vida, diminui em até 85% o risco de desenvolvimento do câncer da pele na idade adulta.

Kit que não deve faltar no inverno:

  • Hidratantes: Devem ser hipoalergênicos e preferencialmente não perfumados. Há opções no mercado de produtos com substâncias não irritantes, refrescantes e calmantes.
  • Sabonetes neutros e loções de limpeza: Devem ter pH próximo ao pH da pele (que fica entre 5.4 e 5.6) para que limpem sem remover sua camada protetora de gordura. Uma boa dica são os sabonetes líquidos e cremosos que contêm tensoativos sintéticos, shower gel e espumas de banho, cujo pH fica entre 5.5 e 7.0.
  • Filtro solar: Como os efeitos do sol na pele são cumulativos, o risco de desenvolver câncer da pele existe em qualquer estação do ano, mesmo quando os raios solares não estão tão intensos. Por isso, o filtro deve ter FPS 15, no mínimo, e ser reaplicado a cada quatro horas.
  • Boa alimentação: Deve ser rica em frutas, verduras, legumes e proteínas. Beber muito líquido também é fundamental, de preferência água, sucos naturais e chás.

Ultima atualização: 25/10/2005


Cuidados Básicos com os Cabelos

Para ter os cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.

Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.

A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, águas do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.

        Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.

Brilho: Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz. Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa ao cabelo.

Eletricidade estática: Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.


Força: Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou queratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Estas proteínas incorporam-se nas proteínas dos fios. Também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.


Exposição solar: A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos. Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina. Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais bloqueadores solares, e o uso de produtos para os cabelos com filtros solares.

Dicas

  • Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido.
  • Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Dilua-o nas mãos e só depois o esfregue nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e queda.
  • Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, deixando-os opacos.
  • Nunca tome banho de água muito quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
  • Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
  • Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
  • Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotas de silicone que ajudam também a unir as pontas duplas.
  • Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
  • A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
  • Proteja os cabelos do sol, mantenha-os hidratados e use chapéu.

Ultima atualização: 02/11/2005


Café da manhã ajuda meninas a manter peso

Garotas que comem regularmente café da manhã, especialmente com cereais, são mais magras do que as que costumam pular essa refeição, descobriu um estudo americano que acompanhou 2,4 mil meninas por 10 anos. Segundo a pesquisa, as meninas que se alimentam pela manhã possuem índice de massa corporal menor, um indicativo usado para avaliar a existência de obesidade. O índice era menor ainda entre as meninas que comem cereais no café, revelou a pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisa Médica de Maryland. O estudo recebeu recursos dos Institutos Nacionais de Saúde e do fabricante de cereais General Mills.

Não comer café da manhã é a pior coisa que você pode fazer, essa é a mensagem para as adolescentes, comentou o autor do estudo. As fibras presentes no cereal e alimentos saudáveis que normalmente acompanham os cereais, como leite e suco de laranja, pode influenciar no baixo índice de massa corporal entre os consumidores de cereais. A pesquisa acompanhou 2.379 garotas da Califórna, Ohio e Maryland entre os 9 e 19 anos. Os resultados foram publicados na edição de setembro do Journal of the American Dietetic Association. Cerca de uma a cada três adolescentes americanas está acima do peso, segundo a Associação Americana de Dietéticos. O dado é preocupante, pois estudos mostram que crianças acima do peso acabam tendo que lidar com a obesidade a vida inteira.

Ultima atualização: 23/11/2005


Pesquisa mostra que café ajuda a emagrecer


Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizada pela nutricionista Rosana Perim Costa, revela que beber diariamente até cinco xícaras de café coado ou filtrado não altera os índices de colesterol (LDL e HDL) ou de triglicérides e ajuda a emagrecer.

Foram acompanhados 60 pacientes com índices elevados de colesterol durante 18 semanas. Estes pacientes estavam em tratamento no Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular da Unifesp. Durante este período, a redução de peso, do índice de massa corporal e da circunferência abdominal verificada foi de, em média, 1,5%. Os pacientes foram analisados em três fases distintas: após seis semanas de dieta com baixo teor de gorduras saturadas, seis semanas depois da inclusão da dieta e da ingestão diária de 250 mililitros de café coado em filtro de papel e seis semanas após dieta e ingestão da mesma quantidade da bebida filtrada em coador de pano.

Concluiu-se que o café preparado no coador de pano ou no filtro de papel impede a passagem das gorduras dos grãos para o líquido, responsável pelo aumento da fração de colesterol ruim, o LDL. No café expresso ou no tipo árabe, em que o pó não passa por nenhuma filtragem, há uma pequena passagem de gordura. Mas não são índices significativos, explica a nutricionista.

O café possui substâncias como a cafeína, que, além da ação antioxidante, também age como estimulante, aumenta o metabolismo do corpo e ajuda na queima de calorias. O grão de café possui minerais como potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro e zinco, dentre outros. Também possui aminoácidos, lipídeos, vitaminas do complexo B e ácidos clorogênicos. A nutricionista alerta que a melhor conduta para se perder peso ainda é manter a prática de atividade física e uma dieta balanceada. De acordo com os dados de sua pesquisa, o café seria apenas um coadjuvante. Além do emagrecimento, o consumo regular e moderado de café pode trazer outros benefícios, como evitar o desenvolvimento de doenças coronarianas pela presença de substâncias antioxidantes em sua composição como a cafeína e os polifenóis.

Fonte: Unifesp - Universidade Federal de São Paulo

Ultima atualização: 23/12/2005


Como cuidar da área ao redor dos olhos

Na maioria das mulheres - e homens - as primeiras rugas começam a se instalar ao redor dos olhos (pés-de-galinha ou pés-de-corvo). A região ao redor dos olhos apresenta uma pele extremamente fina e sensível, com grande quantidade de músculos e vasos sanguíneos. A função motora dos olhos e das pálpebras, e o movimento constante dos músculos periorbiculares diante da luminosidade e expressão facial, fazem com que a região seja a primeira a ficar com rugas e denunciar a idade. Rugas, pregas e bolsas palpebrais se iniciam lentamente e se não forem combatidas dão um aspecto envelhecido à face. A lista de tratamentos corretivos existentes no mercado é extensa e é capaz de melhorar a imagem e a auto-estima de muita gente.

A prevenção deve começar por volta dos 25 anos. Dormir oito horas por dia, usar um bom par de óculos escuros (com proteção UVA e UVB) e nunca esquecer do filtro solar são algumas formas de adiar as indesejáveis rugas ao redor dos olhos. É bom lembrar que uma alimentação correta e hidratação do tecido é fundamental para o sucesso do tratamento da pele desta região.

Entre as alternativas disponíveis o ácido retinóico (vitamina A) é um dos produtos mais indicados, tanto na forma de cremes como na forma de peelings químicos. Cremes à base de vitaminas A, C e E, cujas funções são, respectivamente, estimular a renovação celular, combater os radicais livres e revigorar a pele, podem ser utilizados como prevenção e também para atenuar as rugas. Uma vez que elas estejam instaladas, aplicações de Botox, DMAE e Argireline suavizam as marcas e dão firmeza à pele.

Outro problema comum, as olheiras, também podem ser atenuadas. A primeira alternativa são os produtos à base de vitamina E, despigmentantes e vitamina K1. Existem bases com filtro-solar e com vitamina E específicas para essa região. O tratamento com laser também é eficaz porque estimula a produção de colágeno e suaviza a pigmentação. Para quem prefere soluções caseiras, o soro caseiro gelado é uma grande arma contra aquele aspecto de noite mal dormida, porque a temperatura fria reduz a circulação sangüínea na região. Basta fazer uma compressa com algodão e colocar nos olhos durante 15 minutos, todas as noites.

A maquiagem deve ser retirada por completo antes de dormir. Existem demaquilantes específicos para essa região e, quase sempre os fabricantes utilizam componentes que não causam alergias. No entanto, alguns produtos para retirar a maquiagem deixam resíduos na pele e podem obstruir os poros. Para limpeza, a dupla água e sabonete líquido neutro é essencial.

Devemos lembrar que as pálpebras podem indicar problemas renais (pálpebras inchadas), alergias a medicamentos e cosméticos, anemias e deficiências de líquidos e nutrientes.

Ultima atualização: 09/01/2006


Leite no café da manhã ajuda a emagrecer

Novos estudos que confirmam a importância de tomar café da manhã garantem que a refeição é ainda melhor se o leite estiver incluído nela, hábito que pode ajudar muito na perda ou na manutenção de peso. "São dois pequenos passos que poderiam representar uma diferença significativa", disse James O. Hill, pesquisador de questões relacionadas à obesidade, nas conclusões dos relatórios divulgados em Nova York.

Para o especialista, há cada vez mais evidências de que tomar um bom café da manhã com leite pode ser uma solução "poderosa para se ter um peso saudável". Os estudos indicam que as pessoas que tomam café da manhã, especialmente cereais com leite com baixa gordura, geralmente são mais magras que as que eliminam as refeições pela manhã ou comem outras coisas.

Além disso, apontam que, a longo prazo, é mais provável que os que tomam café da manhã tenham sucesso na manutenção de um peso saudável. A pesquisa de Hill analisou os hábitos alimentares de cerca de 3 mil adultos do Registro Nacional de Controle de Peso.

Essas pessoas, que quase sempre tomavam café da manhã e escolhiam cereais com leite para a primeira refeição do dia, mantiveram uma redução de peso de pelo menos 13 quilos por ano. Hill citou três experiências clínicas recentes. Nelas, adultos acima do peso que não tomavam leite começaram a incluir três copos diários da bebida em uma dieta de baixas calorias. Após essa mudança de hábito, elas perderam mais peso e mais gordura corporal que os indivíduos que simplesmente reduziram o consumo de calorias e não tomavam ou bebiam pouco leite.

As pesquisas sugerem que a mistura de nutrientes encontrados no leite, como o cálcio e a proteína, podem melhorar a capacidade do corpo de queimar gordura. No entanto, apesar da crescente evidência que mostra claramente os benefícios do café da manhã e do leite, cada vez mais mulheres eliminam essa refeição de suas dietas.

"Um terço das mulheres adultas de 18 a 44 anos de idade eliminam definitivamente o café da manhã ou comem apenas alguma coisa", disse a especialista. Quando não tomam café da manhã em casa e optam por comer no caminho para o trabalho, as mulheres costumam escolher sanduíches e bolos.

De qualquer forma, poucas vezes esses cafés da manhã fora de casa incluem cereais e o leite é substituído por café, suco ou refrigerantes.

De acordo com a empresa de consultoria em nutrição Elizabeth Somer, "dois dos erros mais comuns quanto à dieta cometidos pelas mulheres que estão tentando perder peso consistem em eliminar o café da manhã e evitar os produtos lácteos". Segundo a empresa, algumas mulheres não tomam café da manhã com o objetivo de reduzir calorias, mas o certo é que "alguns estudos mostram que as pessoas que não fazem uma refeição pela manhã consomem mais calorias durante o dia".

Os hispânicos nos Estados Unidos não escapam dessa tendência. Segundo um estudo publicado em 2004 e citado pelo Programa Educacional dos Processadores de Leite, quanto mais tempo os hispânicos passam nos EUA, menor é a qualidade de sua alimentação. Os resultados dessa pesquisa mostraram que 64% dos entrevistados tinham eliminado o café da manhã de sua dieta após terem se mudado para o país.

Ultima atualização: 17/01/2006


Dicas para evitar o envelhecimento da pele

A nossa pele está em constante renovação, sempre trocando suas camadas de células antigas por células novas. Quando somos jovens esta velocidade de troca é maior, deixando a pele viçosa e de aspecto sempre novo. Porém, com o passar dos anos, esta renovação celular entra num processo chamado de senescência celular, onde a renovação celular fica mais demorada, havendo maior persistência de células antigas na nossa pele. As células humanas têm uma capacidade limitada de divisão celular. O acúmulo de células antigas no fim de seu período replicativo, pelo esgotamento do seu potencial de divisão celular, contribui para tornar o tecido envelhecido. Esta lentificação do ciclo celular é causada principalmente pela presença de moléculas instáveis de oxigênio, chamadas de radicais livres, que danificam o DNA celular (telômeros). Este dano se estende às outras estruturas da pele como as fibras de colágeno e elastina. Uma dieta desequilibrada, o tabagismo, o sedentarismo, a exposição à radiação solar e a ocorrência de doenças são fatores que irão amplificar este efeito da passagem do tempo.

A pele depende da saúde do organismo como um todo. Apesar de não ser possível parar este processo de envelhecimento, existe uma série de medidas efetivas para minimizar a ação do relógio biológico.

Uma dieta equilibrada, rica em cálcio, grãos integrais, frutas, vegetais, em antioxidantes naturais e ácidos graxos ômega-3 (salmão e atum) têm efeito protetor contra os danos causados pelos radicais livres. O uso de polivitamínicos pode ser adequado para assegurar a maior parte das necessidades básicas diárias de vitaminas, sais minerais e oligoelementos. A suplementação específica de vitamina C, vitamina A, vitamina E, selênio e zinco podem ser úteis em pessoas submetidas a tratamentos médicos (cirurgias, peelings), visando o reparo mais rápido das feridas.

A atividade física regular permite a manutenção da força e do tônus muscular, importantes para a sustentação da pele e do tecido celular subcutâneo. O exercício físico melhora a capacidade aeróbica e o consumo máximo de oxigênio, além de estimular a microcirculação sanguínea e linfática. Isto melhora diretamente a oxigenação dos tecidos e contribui para eliminar as toxinas pela transpiração.

O diagnóstico precoce de doenças sistêmicas, que aceleram o envelhecimento (doenças da tireóide, diabetes,hipercolesterolemia, hipertensão arterial, etc...), permite intervenções curativas que se refletem na saúde do indivíduo em geral e na pele especificamente.

O combater o tabagismo, pois ele afeta a síntese, a secreção e formação do colágeno, a fibroplasia e a epitelização da pele, por ação direta e indireta, alterando a perfusão sanguínea e agravando o envelhecimento.

Uso de fotoproteção diariamente. O envelhecimento solar da pele começa a surgir entre os 25 e 30 anos de idade nas áreas expostas ao Sol. A prevenção do surgimento destes transtornos deve ter início a partir dos 25 anos, a após os 35 anos é necessário a proteção contra os raios solares qualquer que seja o tipo de pele.

Ultima atualização: 22/03/2006


Novidades na Estética Médica

As últimas novidades nesta área são os procedimentos minimamente invasivos, largamente utilizados pelos dermatologistas e cirurgiões plásticos da atualidade.

Implantes Faciais: Plasmagel, Advanta, PMMA, Reviderm, Cosmoderm, Cosmoplast, Matripor, Endopeel (Poliacrilamida), Sculptra (Ácido poliláctico), Restylane (Ácido hialurônico), AlloDerm, Juvéderm, etc...

Rejuvenescimento facial: Prosigne (Toxina Botulínica), Botox (Toxina Botulínica), Disport (Toxina Botulínica), Dye Laser, Nova Light, Luz Intensa Pulsada, Fraxel Laser, DMAE injetável, Skin Station (Luz Intensa Pulsada), Leds Photomodulation, Aptos Needle e Aptos Spring, Microdermoabrasão, Neurocosméticos, Filift (Fio de sustentação), ThermaCool (radio frequência), idebenona.

Peelings: Fenol, Urucum, EasyTCA, TCA, Laser CO2.

Depilação a Laser: Nd:Yag de pulso longo, Luz Pulsada, Nova Light, StarLux.

Vitiligo/psoríase: Luz Ultra-violeta Ratok-Derm, Terapia Fotodinâmica, Clear Light.

Celulite: Tri-Active, Alpha Tech D.E.U.S. Utile, Vip Complex, Sub-Incision, HLPA (Hidrolipoclasia Ultra-sônica Aspirativa).

Ultima atualização: 22/03/2006