Os efeitos da cafeína, nicotina, etanol e tetrahidrocanabiol

Fórum sobre atividade física e sua relação direta com saúde física e mental.

Os efeitos da cafeína, nicotina, etanol e tetrahidrocanabiol

Mensagempor drpaulofreire » 21 Jan 2014, 12:02

Os efeitos da cafeína, nicotina, etanol e tetrahidrocanabiol na performance física

Cafeína, nicotina, etanol e tetrahidrocanabiol (THC presente na maconha) são substâncias muito consumidas atualmente. A cafeína é tanto hidro como lipossolúvel e é rapidamente distribuída pelo corpo. Ela pode melhorar a performance através do aumento da oxidação de ácidos graxos, por agir como um inibidor das enzimas fosfodiesterases diminuindo a degradação de AMPc ativando a lipólise; aumentando o acúmulo pós exercício de glicogênio muscular e mobilização do cálcio intracelular.

A cafeína reduz a fadiga e aumenta a concentração agindo como um ergogênico. Seu potencial ergogênico foi demonstrado em atividades aeróbicas e anaeróbicas. Níveis baixos de nicotina tem efeito psicoestimulante no sistema nervoso central através do aumento da ação da norepinefrina e da dopamina no cérebro. Já em doses mais altas promove efeitos calmantes por ativar as vias de serotonina e opióide. Apesar de já serem conhecidos os malefícios á saúde da nicotina, tratando-se de performance ela pode ajudar pois aumenta o fluxo sanguíneo e a lipólise.

Já o etanol pode resultar em hipoglicemia e queda na glicose plasmática, pois diminui a gliconeogênese hepática. Além disso, pode afetar negativamente os músculos esqueléticos e a saúde cardiovascular através da inibição dos canais de cálcio piorando a performance. O THC um componente presente na maconha, uma droga proibida em muitos países, apresenta efeito analgésico. Seus efeitos ergogênicos são controversos, pois pode aumentar a pressão arterial e o ritmo cardíaco e ao mesmo tempo promover ação ansiolítica.

Referências:
PESTA, D.H. et al. The effects of caffeine, nicotine, ethanol, and tetrahydrocannabinol on exercise performance, Nutrition & Metabolism, v. 10, n.71, 2013.
drpaulofreire
Administrador
 
Mensagens: 47
Registrado em: 10 Nov 2013, 14:02

Voltar para SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron