Bochecho de carboidrato e performance

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Bochecho de carboidrato e performance

Mensagempor drpaulofreire » 21 Jan 2014, 12:00

Já é de conhecimento científico que o carboidrato ajuda na performance de endurance principalmente de exercícios intensos (acima de 70% do VO2 máximo) e de relativa curta duração (até 1h). Alguns estudos apontam que apenas o bochecho com um carboidrato, como a maltodextrina, melhora a performance quando comparado à um bochecho somente com água, sugerindo um efeito ergogênico.

Eles acreditam que isso ocorra via ação central, de forma não metabólica e com ativação do sistema de recompensa do cérebro. A maioria dos estudos realiza o bochecho com uma solução a 6% de carboidratos, pois é a concentração mais comuns das marcas industrializadas, mas alguns pesquisadores acreditam que a melhora de performance está associada a dose do carboidrato, geralmente maior do que 6%.

Os estudos mais recentes apontam que não há uma relação dose dependente de bochecho de carboidrato e aumento da performance, que uma concentração de 6 e de 12% promovem efeitos similares. Os benefícios parecem durar de 20-45 minutos após o bochecho final.

Referências:
WRIGHT, B.F.; DAVISON, G. Carbohydrate mouth rinse improves 1.5h run performance: is there a dose-effect? International Journal of Exercise Science, v.6, n.4, p.328-340, 2013.
drpaulofreire
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