A suplementação de vitamina D & força muscular

Fórum sobre atividade física e sua relação direta com saúde física e mental.

A suplementação de vitamina D & força muscular

Mensagempor drpaulofreire » 21 Jan 2014, 11:50

A suplementação de vitamina D na melhora da recuperação do pico isométrico de força

A vitamina D é muito conhecida pela sua ação na manutenção óssea, mas existem inúmeros estudos que a apontam com um potente regulador da fisiologia muscular esquelética. Ela regula a entrega e o transporte do cálcio, o metabolismo do fosfato, a expressão de proteína citoesquelética e a ativação de mitógeno ativador de proteína quinase na sinalização no músculo esquelético. Atualmente existe uma associação direta entre os níveis séricos de vitamina D e a força muscular.

O que leva a crer que um aumento nessa concentração sérica de vitamina D pode aumentar a força muscular esquelética após um exercício intenso que normalmente gera um déficit imediato e persistente da força muscular. Além disso, ela também demonstrou em pesquisas um poder regenerativo em lesões, pois aumentou a proliferação e diminuiu a degradação da apoptose do núcleo da célula muscular. Apesar dessa ação ter sido encontrada em alguns estudos ainda há controvérsias.

Um estudo publicado ano passado na Nutrition & Metabolism demonstrou que a suplementação de vitamina D melhorou a recuperação do pico de força isométrico logo após o exercício intenso sugerindo a sua modulação nos mecanismos de fraqueza muscular. Ela atenuou o aumento de biomarcadores de dano muscular em ratos.

Referências:
BARKER, T. et al. Supplemental vitamin D enhances the recovery in peak isometric force shortly after intense exercise. Nutrition & Metabolism, v.10, n.69, 2013.
drpaulofreire
Administrador
 
Mensagens: 47
Registrado em: 10 Nov 2013, 14:02

Voltar para SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron