Exercícios e adaptação vascular cutânea

Fórum sobre atividade física e sua relação direta com saúde física e mental.

Exercícios e adaptação vascular cutânea

Mensagempor drpaulofreire » 21 Jan 2014, 11:44

O estresse térmico passivo resulta em ajustes reflexos que diminuem a atividade fo nervo vasoconstritor e aumenta a atividade da vasodilatação da circulação da pele visando o aumento de perda de calor. Sendo o calor é o bioproduto mais abundante do metabolismo celular podemos dizer que o exercício o qual ocorre um recrutamento muscular alto há uma geração de carga térmica que inicia a resposta vascular cutânea semelhante a descrita anteriormente.

Estudos atuais sugerem que a vasculatura cutânea exibe adaptações funcionais ao treinamento físico. Os estudos sugerem que durante uma atividade física dinâmica e intensa, a condução vascular regional no músculo esquelético aumenta de forma a desafiar a regulação da pressão arterial. No exercício de endurance ocorre adaptações hemodinámicas características, incluindo aumento na ejeção e volume cardíaco reduzindo o estresse circulatório e melhorando a capacidade termorregulatória durante o exercício.

Os pesquisadores acreditam que essas adaptações no exercício de endurance ocorram, pois quando a circulação cutânea é exposta a elevações crônicas na sua perfusão durante o treinamento, forças hemodinâmicas podem fornecer um sinal crucial para as adaptações induzidas por esse treinamento na circulação cutânea.

Referências:
SIMMONS, G.H. et al. Changes in the control of skin blood flow with exercise training: where do cutaneous vascular adaptations fit in? Exp Physiol, v.96, n.9, p.822-828, 2011.
drpaulofreire
Administrador
 
Mensagens: 47
Registrado em: 10 Nov 2013, 14:02

Voltar para SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron