Pinus pinaster na atividade física

Fórum sobre atividade física e sua relação direta com saúde física e mental.

Pinus pinaster na atividade física

Mensagempor drpaulofreire » 21 Jan 2014, 12:09

O Pinus pinaster é um fitoterápico rico em flavonóides, principalmente as protoantocianidinas que possuem alta atividade antioxidante, principalmente em estresse induzido. O seu extrato, o picnogenol, de acordo com os estudos pode prevenir lesões oxidativas e o aumento das células natural killers que produzem um efeito citotóxico.

Ele inibe a formação de radicais livres através da diminuição da degradação do óxido nítrico, mantendo assim a sua função vasodilatadora endotelial. Ele também pode ser extraído das sementes de uva e, segundo alguns trabalhos diminui o estresse pós-prandial e aumenta os antioxidantes no plasma, evitando a oxidação do LDL.

Ele pode também modular a formação de óxido nítrico através da inibição da NO sintetase. Tem efeito na prevenção de câimbras e dores muscuales, auxiliando no treinamento ou retreinamento após parada por lesão. Os benefícios não surgem em menos de 1 mês de uso e não existem relatos de reações alérgicas ou diarréia, mesmo em altas doses iniciais.

Referências:
KALLUF, L. Fitoterapia funcional: dos princípios ativos à prescrição de fitoterápicos. VP Editora, São Paulo, 2008.
drpaulofreire
Administrador
 
Mensagens: 47
Registrado em: 10 Nov 2013, 14:02

Voltar para SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron